Para quem possui um site de vendas ou uma página institucional, é imprescindível ser facilmente encontrado pelo seu público-alvo através de buscas pela internet.
Estar na primeira página de pesquisa de serviços como os do Google, do Yahoo e do Bing, garante um significativo aumento no tráfego e pode ser crucial no desenvolvimento de um negócio de sucesso.
Por isso, cada vez mais se tem investido em estratégias que melhoram o posicionamento de páginas e lojas virtuais em buscadores de internet.
O Search Engine Optimization, conhecido popularmente como SEO, é uma dessas estratégias e atua aplicando um conjunto de técnicas e práticas que visam melhorar o posicionamento de sites em sistemas de busca.
O funcionamento dos buscadores de internet
Os mecanismos de busca pela internet funcionam rastreando e indexando páginas da web, para que em seguida elas sejam exibidas de acordo com sua relevância durante uma pesquisa realizada com base em determinadas palavras-chaves.
Esses mecanismos seguem os comandos de um algoritmo complexo, que leva em conta diversos fatores de um site para determinar seu posicionamento. Isso beneficia algumas páginas e acaba prejudicando outras.
O SEO atua de forma a fazer com que o algoritmo leia uma página como relevante, indexando-a de forma a ela aparecer nos primeiros resultados de uma busca orgânica, ou seja, não há a necessidade de pagar para o Google ou outro mecanismo para inserir o site na busca através de propagandas.
Aplicando o SEO em um site
As estratégias de SEO começam a ser aplicadas em uma página a partir da elaboração das palavras-chaves.
Tratam-se de termos buscados comumente no Google, Yahoo ou Bing, que, quando procurados, podem ou não exibir uma página em sua pesquisa.
O ideal é que se trabalhe com palavras-chaves relacionadas à temática e área do site no qual o SEO será empregado.
Quando esses termos são selecionados, eles são aplicados em títulos de páginas de um site e em seu conteúdo.
Se bem inseridos, o algoritmo dos buscadores considerará que determinada página é relevante para determinado termo, e a posicionará em uma colocação melhor durante a realização de uma busca pela web.
De olho no conteúdo
Vale ressaltar como o conteúdo é importante na construção do SEO. Todo o conteúdo deve ser original e relevante para melhorar o posicionamento das páginas.
Textos copiados, por exemplo, acabam sendo lidos como irrelevantes pelos algoritmos, de modo que o site acaba perdendo posições em uma busca.
Além disso, quanto mais relevância uma página apresentar, mais fácil será a construção de uma estratégia de link building, algo que ocorre quando um site referência links de outro site.
Os algoritmos entendem que páginas referenciadas por outras são muito relevantes, e as inserem em melhores posições uma determinada busca.
O planejamento de uma estratégia de SEO
Como é possível notar, planejar e aplicar estratégias de SEO eficientes não é uma tarefa simples, de modo que é necessário um estudo complexo sobre o site e como ele será lido pelos algoritmos.
Então, se está digitando no Google: “webdesigner freelancer”, acertou a pessoa certa! Posso lhe ajudar.
Por isso, quem busca aplicar metodologias de SEO eficientes em seu site, pode contar comigo.